segunda-feira, 25 de março de 2013

Bacalhau na Forma e a paixão pelo mini processador

No livro, esta receita ocupa meia página e olhando assim de relance, parece que vai dar um mega trabalho ou que tenho que ir direto no supermercado antes de aproveitar aqueles 100 gramas de bacalhau desfiado na geladeira. Grato engano!

Ingredientes:
1/2 kg de bacalhau (usei já dessalgado e bemmmm menos do que 500 gramas, então tem que cuidar a proporção dos demais ingredientes)
1 cebola média
3 tomates sem pele
1/2 pimentão verde (não usei porque acho amargo)
sal e pimenta-do-reino
azeite
4 batatas médias
3 claras em neve
3 gemas
3/4 xícara (chá) de maisena
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de queijo ralado
azeitonas sem caroço - só pra guarnecer, depois que sair do forno.
  1. Deixe de molho o bacalhau, em água fria, de um dia para outro. No dia seguinte, escorra, retire a pele e as espinhas  (pulei essa parte porque o meu já tava desfiado, então dá pra 'lavar' mais rápido).
  2. Moa o bacalhau juntamente com a cebola, os tomates e o pimentão. Aí entrou minha paixão! Quem tem moedor em casa? Bom, eu não tinha! Aí decidi usar o meu mini processador e redescobri minha paixão por ele que estava ali só pra picar cebolas e fazer algumas pastinhas. Ficou quase uma pasta, rosa. A parte da paixão eu já explico.
  3. Leve tudo ao fogo, refogue no óleo e reserve. 
  4. À parte, cozinhe as batatas com as cascas (eu cozinho descascada e picada que vai mais rápido). Depois escorra-as, descasque-as enquanto quentes e passe-as pelo espremedor. Reserve. Então... o processador estava ali em cima da pia, pronto pra ser usado. Resolvi colocar as batatas cozidas ainda mornas para processar ao invés de espremer e vi que o creme foi ficando super uniforme. Como era pouca quantidade, fui acrescentando os itens abaixo e batendo os poucos - exceto as claras e o próprio refogado, que só misturei ao final, com cuidado. Fica um creme tão perfeito que me fez pensar porque eu uso o processador tão pouco!!
  5. Junte as claras em neve com as gemas, a maisena, a margarina, o fermento, o queijo, o bacalhau e a batata amassada
  6. Por último (não no meu caso, que já estava processado com o restante) adicione o leite, mexa bem, prove o sal e a pimenta, despeje em uma forma refratária untada com azeite e leve para assar em forno moderado por 25 minutos.
Ficou muito diferente de todos os pratos de bacalhau que eu já tinha provado! Não é torta, não é suflê, não é creme. A textura é macia, aveludada, e o sabor é marcante pelo tomate, cebola e pimenta. O bacalhau é presente mas não se sobrepõe. Aqui em casa só ficou faltando uma tacinha de vinho...
Aproveitem a Páscoa pra surpreender os convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário