sábado, 9 de março de 2013

Boeuf Bourguignon da Julia Child - parte I: a surpresa!

Apesar da cozinha ser a minha referência de união, esta é a primeira receita que não fiz sozinha.
Depois de muito ensaio, de ir ao supermercado por diversas vezes e sempre esquecer alguma coisa, finalmente criei coragem e fui na receita famosa, aquela que 'tem que dar certo', o Boeuf Bourguignon da Julia Child! Outro dia escrevo sobre a execução em si, hoje preciso contar da experiência.
Eu já tinha lido várias versões em inglês, mas ainda estava com dificuldade com as unidades de medida. Aí achei essa tradução e criei coragem!
A primeira etapa foi a escolha do vinho. Mensagem pras amigas pedindo dicas. Informação absorvida e fui buscar o personagem principal.
Estava eu no supermercado e obviamente não conhecia todas as regiões da França. Aliás, não sabia nem o suficiente pra identificar quais eram da Borgonha (porque eu queria ser fiel na receita). Tá, é que não tinha nenhum Pinot... Mas a tecnologia tá aí pra isso e fotografei as opções disponíveis e mandei por sms pro meu suporte online 24 horas! Vinho comprado.
Dia seguinte: chego em casa, abro o vinho e experimento. Experimento salvar 1 xícara pra fazer metade da receita, o resto vai pra taça! E nisso, a amigona liga (aquela que por telefone ajudou a escolher o vinho) presa no trânsito em São Paulo, querendo 'cia' pra passar o tempo até chegar numa degustação às cegas.
O telefone vai pro viva voz e eu já não estou cozinhando sozinha. A receita tá online no note que levei pra cozinha. Os ingredientes já estavam separados, medidos, picados. Era só seguir o fluxo!
Fui indo, enquanto falávamos do trânsito, do que fizemos na semana, do Encontro de Vinhos no Rio, do meu coração partido... E assim a receita foi saindo, com a naturalidade de quem aprendeu a receita com a vó.
Eu quase não acreditei quando ficou pronto!
Foi simplesmente o melhor prato que já fiz! Eu nem sabia que era capaz de fazer algo tão bom!! Agora entendo a receita que transpôs décadas, com ingredientes simples, com naturalidade. Nenhuma outra impressão pode descrever melhor este momento do que a cena do Anton Ego no Ratatouille!
Gente, acho que nunca fiz nada tão bom!! Todo mundo tem mesmo que provar! E se tiver como juntar os amigos e ir papeando, vai por mim, não pode ficar melhor!
Ah! e não esqueça de servir com um pão francês pra limpar o prato! ;)

4 comentários:

  1. 2 horas de transito.... VIva a Vivo!! :)
    Não acredito que não pude provar.... joga logo essa receita ai!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog,é incrível!

    Gostaria de cozinhar boeuf bourguignon... Você tem alguma indicação de panela que também vai ao forno? Hoje eu não tenho nenhuma que posso usar para esse fim.

    Poderia me indicar alguma?

    Obrigada e abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!
      desculpe, fiquei afastada do blog realmente por bastante tempo...
      Eu não tenho indicação de panela, mas aqui em casa eu transferi o conteúdo para uma forma de suflê e dá sempre super certo!!! obrigada pelo comentário e mil desculpas pela demora na resposta!

      Excluir