terça-feira, 12 de março de 2013

Boeuf Bourguignon da Julia Child - parte II: a execução

 Bom, então é hora de contar como se faz, ou melhor, como eu fiz, já que na internet encontraremos um sem número de versões, técnicas, execuções...

Ingredientes:
50g de bacon com toucinho (o meu foi sem)
1 colher de sopa de azeite
500g de carne em cubos de 5cm (tradicionalmente, a idéia seria usar carnes menos nobres, pois a origem da receita está justamente no aproveitamento destes cortes. Mas como eu não me garanto, usei filé)
1 cenoura cortada em fatias largas
1 cebola grande cortada em pétalas
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de vinho tinto
2 xícaras de caldo de carne (precisei usar solúvel... me perdoem!)
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 dentes de alho amassados
2 raminhos de tomilho
1 folha de louro

Depois dessa foto, feita com o celular, é que começou o papo com a amiga que estava no trânsito. Então, só fui seguindo as informações abaixo, já prontas na tela do note.

Modo de Preparo: A primeira etapa seria separar o bacon do toucinho, cortar em tirinhas, ferver o bacon com o toucinho e depois escorrer e secar antes de fritar o bacon, mas eu usei somente o bacon então fritei direto. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC). Seque os cubos de carne em papel toalha, para que dourem facilmente. Frite o bacon no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito. Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo). Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados , e as ervas. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.Enquanto a carne assa, prepare as Cebolas e Cogumelos Glaceados e reserve-os. Gente, eu não fiz essa parte, ok? Me perdoem, parte II.

Bom, eu também não tinha panela dessas que vai direto ao forno, então usei uma forma de suflê, coberta com papel laminado, e não posso reclamar do resultado!

Quando a carne estiver macia, coe o conteúdo da panela fazendo com que o molho escorra em uma panela menor. Retorne a carne e o bacon à panela original e disponha as cebolas e cogumelos sobre eles.

Retire a gordura aparente do molho (que no meu caso nem tinha, já que não usei toucinho) e leve ao fogo baixo, fervendo levemente por alguns minutos e retirando alguma gordura que venha a aparecer na superfície. Você deverá obter cerca de 2 xícaras e meia de molho, espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Já se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta. Derrame o molho sobre os a carne e os vegetais.

Acreditem, foi a melhor receita que já preparei! E digo mais: no dia seguinte fica melhor ainda!!

2 comentários:

  1. Nossa, ficou bonito d+!
    Agora sucesso mesmo é essa faca rosa!

    ResponderExcluir