quinta-feira, 14 de março de 2013

Carne Guisada. Não! É picadinho de Carne!

Só pra Dona Benta picadinho chama carne guisada, né?!
Eu até tinha achado estranho que esta receita estava na página 456 e não junto com a carne moída... mas tudo bem, fui testar, mesmo porque neste dia eu já estava me ensaiando para o Bouef Bourguignon. Pois não é que é carne picada em cubos, e não guisado?!?! Ok! Aproveitei e usei aquele pedaço de filé mignon que queimou por fora, lembram? Deu suuuuuuper certo! Aproveitamento total!!

Então vamos às medidas (que transcrevo igualzinho no livro)
1 kg de alcatra limpa cortada em cubos de 4 cm
1/2 xícara (chá) de azeite
2 cebolas picadas
1 xícara (chá) de tomate limpo picado
1 folha de louro (eu usei o meu manjericão)
2 xícaras (chá) de caldo de carne fervente (fui de pó dissolvido na água mesmo)
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (café) de pimenta-do-reino
1 colher de massa de tomate

1 Leve o azeite, as cebolas e os dentes de alho ao fogo numa panela até que as cebolas fiquem coradas.
2 Acrescente-lhes a carne e mexa para corar as cebolas um pouco mais.
3 Junte-lhes o tomate picado, o louro e um pouco de caldo. Tampe a panela e refogue.
Quando o líquido tiver evaporado, acrescente o caldo que sobrou, o sal e a pimenta. Tampe outra vez a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca 10 minutosou até que a carne fique macia.
5 Acrescente a massa de tomate e deixe levantar fervura. Retire então do fogo e sirva acompanhada de arroz ou purê de batata.
Tá, eu dei uma exagerada na cebola... mas curti!

Ah, duas dicas: primeiro, não se doura alho e cebola juntos, senão o alho torra. Quando a cebola já estiver macia, se coloca o alho na panela. Segundo, seque a carne (como a Julia ensina no filme!) antes de levar ao fogo. Fica bem mais dourada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário