terça-feira, 5 de março de 2013

Chateaubriand maître d'hôtel

Novamente escolhi a receita considerando os ingredientes que tinha em casa. Dessa vez não fui de Dona Benta, mas usei o Mestre Cuca Larousse, que tem me parecido melhor na explicação das técnicas básicas.
Equivocadamente, achei que também já estava 'habilitada' o suficiente para fazer uma carne melhor do que os bifes. O resultado é que acertei apenas nas batatas...
 
Ingredientes:
40 g de manteiga Maître D’hôtel (abaixo a receita)
800 g de batatas - eu fiz em cubinhos
50 g de manteiga
01 colher de sopa de óleo
04 chateaubriands de 150 a 200 g cada
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparar:
Prepare a manteiga Maître D’hôtel e reserve na geladeira.
Lave e seque as batatas. Esquente uma panela com o óleo e 25 g de manteiga. Coloque as batatas e cozinhe (pra mim é estranho pensar em cozinhar na manteira, pra mim isso ainda é fritar!) em fogo baixo, com tampa, por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta do reino.
Derreta o restante da manteiga em uma frigideira, melhor se for de ferro e quando estiver bem quente frite os bifes por 4 minutos de cada lado. Aqui começou meu problema. Usei um pedaço de filé de 4x4 cm, mas em 2min toda a salsa da manteiga estava torrada e a carne, igualmente. Sabe aquele momento fumaça por tudo? Pois foi assim...Tentei salvar, retirando o filé para dourar os demais lados. Não funcionou. A carne estava completamente crua e preta por fora. Será que eu deveria ter feito bifes finos? Considerando os 4 minutos recomendados, achei que não...
 
Resultado? Acertei nas batatas e na manteiga... 
 
Manteiga Maître D’hôtel
Ingredientes:
100 g de manteiga amolecida
01 colher de sopa de salsinha picada bem fina
Gotas de limão a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparar:
Adicione as gotas de suco de limão e a salsinha à manteiga amolecida e misture bem. Tempere com o sal e pimenta do reino a gosto e coloque na geladeira.
 
Sorte que tinha vinho! Almocei um Torrontès com batatas à mâitre d'hôtel
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário