segunda-feira, 11 de março de 2013

Focaccia de alho e ervas frescas (broken heart food II)

Domingo é o dia mais broken heart à flor da pele!
E não adianta fazer cupcakes para os amigos no sábado. No domingo, cozinhar sozinha escancara as feridas. No meu repertório de comidas-conforto, o origem italiana parla molto più forte e hoje a idéia foi uma focaccia, que há muitos anos eu não fazia. Como usa fermento biológico, é daquelas receitas que dá tempo de ir botando a cozinha e a cabeça em ordem enquanto o prato vai se construindo. Em uma vasilha funda, junta-se:
  1. 3 xícaras de farinha
  2. 2 colheres de sopa de açúcar
  3. sal a gosto
  4. 20 gramas de fermento biológico
  5. 1 xícara e mais umas 2 ou 3 colheres de leite (que não esteja gelado)
  6. 3 colheres rasas de margarina
Em alguns lugares, se recomenda misturar os secos e usar metade do leite até formar uma farofa para, então, polvilhar o fermento, amassar e juntar os demais ingredientes. Eu prefiro aquele método da cova com os secos, mas gosto de dissolver o fermento no leite e ir acrescentando aos poucos. Depois é só cobrir com filme plástico por 30 minutos, até ficar essa lindura espumosa!

Enquanto isso, vou até a janela para escolher quais ervas e temperos estão mais bonitos e isso sempre me faz sorrir! Hoje foi dia de alecrim, manjericão, orégano e manjerona. Parece que o cheiro que vem das folhas sendo retiradas do caule e depois ao lava-las, ir picando e misturando, já vai me aconchegando. Misturei com umas duas colheres de alho picado, sal e um azeite que tenho temperado com as mesmas ervas, louro, pimenta e talvez mais alguma coisa que estivesse à mão na hora. Será que eu devia ter feito mais recheio?

Aí a massa vai pra assadeira BEM untada (não é pra não grudar, mas pra aromatizar a massa mesmo) e coberta com a misturinha de ervas e azeite. Depois, mais azeite. Acho que o perfume do azeite deve ser a maior característica da Focaccia. Foi uma pena eu não ter sal grosso... usei o fino mesmo. Aí mais uma hora esperando dobrar de tamanho, 25 minutos de forno a 180ºC e pronto!
O domingo não ficou mais feliz, comi na cama com aquele nó na garganta enquanto tentava ver um filme, mas me ocupei por umas horas, inclusive escrevendo.
Registro das três etapas e da assadeira linda, presente de aniversário antecipado!!!
  

Um comentário: