quinta-feira, 28 de março de 2013

O Spaghetti Santo Antonio

Santo Antônio de Lisboa é um dos meus lugares preferidos em Floripa! E lá, não dá pra deixar de jantar na Spaghetteria Santo Antônio.
Na mais recente passada por lá, havia faltado luz e não tínhamos muitas opções de cardápio (o que não é nem de longe um problema!), a escolha foi o spaghetti a Santo Antonio, que é feito a base de camarão flambado ao conhaque, alho, manteiga, nata, pimenta calabresa e ervas finas.
Imagem disponível na internet
É simplesmente incrível!
Pra matar a saudade, consegui a receita, que usa os seguintes ingredientes:
400 gramas de Spaghetti grano duro
1 kg de camarões limpos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
4 dentes de alho ralado
6 a 8 colheres de sopa de nata, pouco mais de 200 gramas
1/2 dose de conhaque
Sal, pimenta e tempero verde a gosto

Preparo:
1. Coloque a massa para cozinhar.
2. Em uma frigideira grande (ou uma Wok), aqueça a manteiga e o óleo. Coloque os camarões, tempere com sal e pimenta do reino e frite rapidamente. Acrescente o alho e o tempero verde e deixe até dourar os camarões dos dois lados.
3. Flambe com o conhaque. Uma dica boa é colocar a dose em uma concha e levar ao fogo, com cuidado, até que pegue fogo, e então despejar sobre a comida e mexendo um pouco, só para espalhar a bebida. Assim que o fogo cessar, retire os camarões e reserve.
4. Na mesma frigideira, coloque a nata e deixe derreter. Junte a massa já escorrida e mexa até que esteja bem quente e envolvido no molho.
5. Decore com os camarões e sirva acompanhado de queijo ralado e óleo.

Vale a pena testar em casa, apesar de que comer cercado de árvores, num jardim lindo, e depois de fazer umas comprinhas na loja que fica a frente da Spaghetteria, é a remissão de todos os pecados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário