quinta-feira, 7 de março de 2013

Rocambole salgado

Descoberta top 10!!
A receita, originalmente, era de Rocambole de Presunto, mas como não curto muito, fiz o meu com atum e queijo minas.
Os ingredientes são aqueles de sempre: 2 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de fermento em pó, 1 xícara de leite, 1 colher de chá de sal e 1 colher de manteiga. Na receita diz pra peneirar 03 vezes os ingredientes secos, mas peneirei uma só. Depois é só acrescentar os demais ingredientes e abrir a massa com um rolo em um quadrado de 30 ou 40 cm.
Para rechear, misturei duas colheres de creme de leite, uma lata de atum, 1/4 de xícara de farinha de linhaça, 3 colheres de gergelim negro e pimentas moídas na hora. O recheio vai por cima da massa (ainda cobri com um pouco de queijo minas) que é enrolada como um rocambole e depois cortamos (com uma faca bem afiada) em rodelas da largura de um dedo e levamos para assar em fogo alto por 20 min.
Acho que a melhor dica para esta receita é escolher para o recheio um ingrediente que seja firme o suficiente para não se derreter no forno, mas não muito seco, pra dar uma certa umidade à massa. A próxima experiência vai ser com tomate e manjericão!

3 comentários:

  1. Vou fazer hoje... amanhã conto como foi!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To adorando! Assim eu me sinto 'presente' no encontro!
      Se tu fizer com tomate e manjericão, congela um pra me trazer! Troco por cupcake! ;)

      Excluir
    2. Fiz com tomate seco o ricote, ficou meio seco, acho que com azeite ou requeijão ia ficar melhor!!
      :)

      Excluir