segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nhoque ao molho de Jurupiga com funghi

Mais um dia de nhoque!
Final de semana em casa, vendo muitos filmes e com muito tempo pra pensar, ler, conversar. Muita coisa lembrando a boa e velha Rio Grande e acho que bateu alguma saudade daqueles dias de outono tomando chimarrão na praia, num tempo em que tudo era muito mais fácil, que as feridas cicatrizavam rápido na água do mar e novos planos surgiam entre um garrafão e outro de vinho.
Dessas memórias surgiu mais uma receita a base de Jurupiga - um molho escuro pra acompanhar o nhoque do dia 29 de abril.

Modo de preparo:
Comece dourando no fogo mais brando possível uma cebola e dois dentes de alho em muuuuuita manteiga. Uma vez li "cozinhe na manteiga" a achei que isso era fritar. Mas não, não deixe fritar, vá cozinhando com toda a calma de um dia na Ilha dos Marinheiros. Quando estiver tudo bem macio e transparente, acrescente o funghi reidratado e polvilhado com um pouco de farinha (não mais que uma colher de sopa) e doure como um Roux escuro. Cubra com Jurupiga e deixe evaporar bem o álcool.
Acrescente caldo de legumes, mix de pimentas moídas na hora, a água da reidratação do funghi e lascas muito finas de gengibre.
Tampe a panela e deixe em fogo baixo até reduzir o suficiente para que tenha a consistência de envolver os nhoques. Junte os nhoques cozidos e deixe dar uma leve cozinhadinha, só o suficiente pra eles (o molho e a massa) se entenderem, se mesclarem e se transforem em 'um prato'. Mas só um minutinho, pro nhoque não se desfazer.

O gengibre tira o adocicado da Jurupiga e o funghi dá a consistência. Deixei pedaços grandes, como dá pra ver na colher. Mas pra quem não gostar, acho que com cebolas em rodelas também deve dar super certo.

Essa versão é mais forte e encorpada do que aquela que aquelas  fizemos em dezembro, acho que é sinal de que o inverno tá chegando...

Minha sugestão: faça as duas e veja o que agrada mais!
 

2 comentários:

  1. O problema é esperar... calma... estou precisando aprender essa arte.
    Ah! Também fiquei com saudade de tomar um chimas na praia em pleno outono!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com muito crazy cheese!! Aliás... alguém ta me devendo essa receita...

      Excluir