segunda-feira, 20 de maio de 2013

Macarrão à Francesa - mais simples que ovo pochè!

Passei o dia entre arrumações em casa e filmes. Muitos filmes, porque estava um frio que só pedia a cia das cobertas. Mas uma hora se tem que comer, e aí fiz a massa mais simples do mundo: macarrão à francesa. Uma receita facinha pra fazer com um espaguete ou talharim, mas na falta, usei uma massa curta mesmo.
  • 300 gramas de massa
  • 2 colheres de leite
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 2 gemas
  • 2 colheres de manteiga
Basta dissolver os cubos de caldo de carne (o melhor mesmo é usar caldo natural, mas ok. Substituir pelos em pó light já ajuda, reduzindo a quantidade de sódio e gordura) na água para cozinhar o macarrão. Tudo conforme o tipo de massa escolhida.
Depois, joga-se a massa bem quente em uma tigela com os demais ingredientes misturados e incorporar tudo.
Receita pra quando se chega cansada e tarde do trabalho, pra quando as crianças estão fazendo birra pra jantar, pra quando se pode passar em casa ao meio dia entre uma agenda e outra. Alguém ainda vai defender o macarrão instantâneo?
Acho que a minha geração se acostumou a ouvir que o tempo é curto e que não se pode 'perder tempo', que temos muitas coisas para produzir e para absorver. Nos acostumamos a diminuir etapas, otimizando processos, 'ganhando-se' tempo.
E a indústria que se fortaleceu no pós-guerra e se consolidou no cotidiano atual já não precisa mais nos oferecer refeições prontas, porque já estamos de tal forma familiarizados com este modelo que quando se fala em caldo de carne pensamos logo em cubos.
Acho uma perda terrível. De cultura, de informação, de saúde.
Assisto com alguma periodicidade o documentário "Muito além do peso" e me surpreendo sempre com o nível de informação das nossas crianças e do descomprometimento das famílias, que simplesmente reclamam que os filhos só tomam refrigerante, em uma população em que 58% das crianças de até 1 ano de idade já consomem frequentemente.
Continuo preferindo ter um pacote de massa fresca sempre em casa e misturar um ou dois ingredientes, ao invés de abrir um saquinho de pó...
Fiquem com o trailer!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário