terça-feira, 11 de junho de 2013

Biscoito de Santo Antônio (Santo-Antoninho)

Eu cresci numa cidade do interior de colonização portuguesa. Lá, cada esquina tem umas 3 Igrejas, portanto, não há como fugir ou não conhecer quase todas as festas católicas!
No dia 13 de junho se comemora o dia de Santo Antônio, um frade menor da ordem franciscana nascido em Lisboa e falecido em Pádua, e em Rio Grande a data muito especial para a Igreja, que mantém viva até hoje a tradição de se distribuir os Pãezinhos de Santo Antônio. Cresci ouvindo duas versões de como esta história pode ter começado:
 
Numa delas, uma mãe cujo filho se afogou dentro de um tanque, mas recuperou a vida graças a Santo Antônio, prometera que, se o filho recuperasse a vida, daria uma porção de trigo igual ao peso do menino. Outra tradição relaciona a obra do pão dos pobres com uma senhora de Tbulon, chamada Luísa Bouffier. A porta do seu armazém tinha enguiçado de tal modo que não havia outro remédio senão arrombar a porta. Fez, então, uma promessa ao santo: se conseguisse abrir a porta sem arrombá-la, doaria aos pobres uma quantia de pães. E deu certo. A partir daí vieram pedidos de todos os tipos! Toda vez que alguém era atendido, oferecia certa quantia de dinheiro para o pão dos pobres. A pequena mercearia de Luísa Bouffier tornou-se uma espécie de oratório ou centro social.
Aí, quando vim morar em Porto Alegre, não sabia se a tradição era mantida e se os pãezinhos eram distribuídos. Foi então que comecei a fazer uma antiga e tradicional receita portuguesa de biscoitinhos chamados Santo-Antoninhos, que distribuo todos os anos entre os amigos.
E cada ano tento fazer alguma coisa diferente, pra não cair no tédio!
Claro que não escapo de todas as piadinhas de que faço isso como mandinga pra casar, por isso já teve ano que distribuí um cartão com a lenda, outras vezes somente desejei sorte e teve ano que já disse que era só fazer um pedido que se realizaria (até porque acredito que o que se deseja com fé e comprometimento tem muita chance de dar certo mesmo)!
E esse ano não seria diferente!
Dia 13 distribuirei os Antoninhos com o melhor dos meus desejos e, para que mais pessoas possam distribuir carinho, fé e tradição, decidi compartilhar também a receita:
Misture 2 xícaras de farinha, uma e meia de açúcar  e meia de uma mistura de banha com manteiga (meio a meio). Amasse bem, com paciência, até que o calor das mãos vá incorporando os ingredientes e forme uma massa macia. Acrescente uma colher de sobremesa de canela em pó.
Dessa vez, além de acrescentar um corante pink, abri a massa e cortei em formato de corações, mas dá pra fazer bolinhas e levar pra assar no forno médio pré-aquecido por uns 15 minutos.
Quando frios, passa-se por uma mistura de canela com açúcar e eu embalo individualmente para distribuir a todos que encontro no dia 13. Experimente! Não é a melhor receita de biscoito, mas o carinho com que são recebidos faz com que cada ano seja renovada a vontade de refazê-los, e distribuir, quase como quem distribui sonhos, porque ninguém prova apenas um biscoito, é uma dose extra de fé!!


2 comentários: