sexta-feira, 28 de junho de 2013

Conserva de Pimenta Bode

Eu adoro uma feira! Feira e mercado público, simplesmente adoro!!
Não é porque sou neta de feirante ou porque um dos programas favoritos com o meu pai quando morávamos juntos era fazer um chimarrão e ir fazer as compras na Feira do Produtor, no Cassino. Eu adoro as feiras e comércio aberto de alimentos porque acho que são oportunidades incríveis de conhecer a cultura e as preferências de cada lugar. E porque é lindo!  
No final de semana do dia das mães estive por lá e descobri uma pimentinha linda, vermelha, bem redonda. Os produtores disseram que é de uma região chamada 'falsa barra' e logo em seguida, com meus três saquinhos comprados, descobri na internet que se chama Pimenta Bode - não me perguntem o porque de um nome desses! Também não perguntei nenhuma característica, se era forte, adocicada, nada. Achei linda e comprei!
Bom, aí eu precisava dar um jeito de conservar as tais pimentas, já que o consumo aqui é lento... Olhei patês, folheei a Dona Benta, e nada. Fui procurar nos sites que acompanho e encontrei uma conserva ótima no Bistrô da Coralina, o blog muito legal da amiga de uma amigona minha.
O preparo é muito simples, meio que 'não tem como dar errado', mas isso a gente só descobre depois de umas semanas de ansiedade...
Para temperar, usei vinagre de vinho branco, cominho moído na hora, alho bem picadinho, sal, alecrim da minha própria horta e uma folha de louro.
O vidrinho fica lindo, dá até pena de abrir!
Dá pena, mas dá também muita curiosidade... e a espera é recompensada: é uma conserva muito boa.
É bem forte, inclusive o líquido. Mas eu também não sou muito parâmetro, porque não sou a maior fã da pimenta, uso mesmo as moídas e a pimenta biquinho... Molho de pimenta quase me tira o fôlego!
 Minha palavra final é que quem gosta de pimenta deve fazer! O processo é simples, fica bem gostoso e dá pra variar com diferentes tipos de pimentas. Eu que adoro presentes caseiros, já acho uma ideia bem legal fazer em vidrinhos pequenos e distribuir para os amigos pimenteiros!

2 comentários: