sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estudar a receita, organizar a cozinha, transformar o fogão em lazer!

Nessa minha trajetória pela cozinha, uma coisa tem ficado bem evidente: antes de mais nada, antes mesmo de separarmos os ingredientes, precisamos estudar a receita. Isso deve ser bem óbvio pra que estuda gastronomia ou trabalha na área. Eu mesma já tinha ouvido várias vezes, mas só agora entendi que não basta pegar o livro e ver se temos todos os ingredientes em casa. Precisamos olhar nos detalhes, a ordem, os materiais que vamos precisar, se eles já deverão estar untados, forrados, gelados... ver se tem espaço na geladeira, ver se vamos produzir muito lixo... tudo isso faz uma super diferença no resultado final, porque quando começamos a execução, é só diversão!
Muita gente diz que não cozinha porque dá muito trabalho e faz muita bagunça. Eu não discordo totalmente, mas acho que quando estudamos a receita e nos preparamos para desenvolvê-la, eliminamos boa parte destas adversidades - não vai ter mais faca de descascar legumes na bancada, não vamos ter que procurar a manteiga pra untar a forma quando a massa já tá batida, não teremos que descolar a massa das mãos pra revirar os armários atrás da assadeira certa.
Acho que vale a pena tentar!
Agora... nada disso é preciso quando a "receita" diz: 500 gramas de massa de sua preferência + 1 receita de molho quatro queijos. Cozinhe a massa em água levemente salgada, aqueça o molho, escorra a massa e incorpore-a ao molho. Sirva bem quente. Não dá pra dizer que isso é propriamente uma receita, né?
Bom, mas amanhã a gente tenta algo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário