sábado, 20 de julho de 2013

Espinafre à moda de Florença

Eu escolhi essa receita de espinafre porque quando eu era criança, na minha casa espinafre crescia como grama, então eu já tinha comido dos mais variados modos possíveis, mas nunca como nessa versão.
Achei rápida, prática, fácil e ainda aproveitei pra usar os pãezinhos que tinha feito na semana e ficaram meio ressecados porque cortei com moldes pequenos.
Na minha opinião, são ótimas entradas ou alternativa pra uma refeição informal, daquelas que a gente leva pra cama pra comer vendo filme num dia de chuva.
A receita é muito simples: basta ferver por 5 minutos as folhas de um maço de espinafre e depois aperta-las bem pra sair toda a água e esperar esfriar. Junte 2 colheres de queijo ralado (quanto melhor o queijo, melhor o resultado), 2 de creme de leite e meio limão espremido. Coloque as porções sobre torradinhas ou fatias de pão e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos.
Reconheço que a foto ficou péssima, mas podem ter certeza que o resultado é ótimo!
Fiquei curiosa quanto ao nome, porque acho importante que as referências à uma região sejam honestas, então fui buscar informações e encontrei essa historinha na internet, que deixo registrada pra acompanhar o prato:
"A' la Florentine" é um termo francês que significa "no estilo de Florença, Itália". Este termo pode ser usado para descrever muitos pratos que utilizam espinafre como o ingrediente principal. "Alla Fiorentina" surgiu na Itália por causa do desejo que uma mulher tinha de consumir espinafre.
 
Nascida na Itália, Catherine de Medici, que deixou Florença para casar-se com um Rei francês, tinha dois amores. O fetiche de Catherine pelo espinafre a levou a ingeri-lo em todas as suas refeições. Os chefes de cozinha do rei foram obrigados a desenvolver inesgotáveis formas para apresentar este prato, e assim nasceu "A´ La Florentine".
 
Podem ter certeza que vou procurar mais receitas A'la Florentine

4 comentários: