domingo, 7 de julho de 2013

Madalenas: o bom, velho e honesto Escondidinho

Sou resistente a modernismos, principalmente se as modificações surgem pra fingir alguma elegância em detrimento da tradição.
Evidente que sobre a comida eu não seria diferente. O nome de cada prato reflete toda uma cultura, nos permite identificar sua origem, o contexto em que foi elaborado, quem era aquele povo e o que produziam... Alguém imagina feijoada de filé mignon? Acho um sacrilégio...
Admito o preconceito, mas 'carbonara vegetariana' ou 'light' não dá!
Feito o desabafo inicial, isso é tudo pra explicar minha inconformidade ao preparar a receita de Madalenas de Carne Moída. Juro que tentei buscar referências sobre a origem do prato, sem sucesso. Alguém, em sã consciência, olha para esse passo a passo aqui do lado e não lê em alto e bom tom ESCONDIDINHO?
Pois é... mas para a Dona Benta, isso é uma Madalena (assim como a tal carne guisada era picadinho de carne).
Bom, super disposta a receber as críticas e sugestões, aguardo ansiosamente que me expliquem essa denominação.

2 comentários:

  1. Eu amo escondidinho de qualquer coisa... carne de panela, camarão, e claro, carne seca.... AMO!!
    Mas odeio fazer carne seca em casa.... é tão chato desfia-la... tens alguma sugestão de como tornar este passo mais fácil??
    :)

    ResponderExcluir
  2. Tudo fica fácil quando se tem um multiprocessador! hahahaha
    Mas dá pra fazer no liquidificador também. O importante é dessalgar bem, corta a carne em cubinhos, coloca em uma panela e cobre com água e sal e espera ferver. Quando começar a subir uma espuminha, já pode desligar. Lava a carne em água corrente, tira as gorduras maiores e aí bate uns minutinhos (1 ou 2) no liquidificador.

    ResponderExcluir