quinta-feira, 8 de agosto de 2013

100ª receita: Cogumelos a Provençal de Um Bom Ano

A centésima receita tinha que ser especial e por isso a escolha veio de um filme: A Good Year.
Numa das primeiras cenas, o tio do protagonista, dono de uma vinha na Provença, ensina o ainda menino a degustar vinhos e em sua última noite no vinhedo é o garoto que escolhe o rótulo com que vão comemorar: Tempier Bandol 1969, the kind of wine that'll pickle even the toughest of men, disse o tio Henry.
E a minha escolha por esta receita veio de uma outra cena, em que a família que cuida da propriedade há 30 anos, oferece ao agora herdeiro um super banquete e um dos pratos são 'cogumelos da região'. Pensei eu: região de Provence, Provençal! E foi assim que cheguei dessa entrada deliciosa que recomendo muito seja feita pra acompanhar o filme e um bom vinho!
 
Ingredientes
  • 160g cogumelos (usei Paris porque eram os únicos frescos disponíveis no dia)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sobremesa) de alho bem picado
  • 1 colher (chá) de salsinha bem picada
  • 10ml de suco de limão
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Torradinhas para acompanhar a gosto
 
 
 
Na verdade, essa receita foi meio o consenso entre a pesquisa que fiz na internet, porque na Dona Benta, a receita é bem outra e tem ainda uma de Cogumelos na Manteiga. Essa que fiz é um meio termo entre as duas.
 
Modo de preparo
Numa frigideira bem quente coloque a manteiga, o alho e frite até dourar. Em seguida, junte os cogumelos e aqueça-os rapidamente até absorverem toda a gordura da manteiga e diminuírem de tamanho. Quando estiverem reduzidos, tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e junte o limão e a salsinha. Simples assim!
 
Eu optei por servir sobre fatias de pão rústico e ficou incrível!
Acho que não era essa a receita do filme, pelo que vemos na mesa, mas não importa. Se um dia eu descobrir, óbvio que vou contar aqui. Mas por enquanto, fica a releitura, que é uma ótima opção para uma noite fria de filme e vinho no sofá, ou para um happy com as amigas, quem sabe um brunch? E se encher a casa de lavandas?  Tenho certeza que opções não vão faltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário