terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cuca Americana

Ainda frustrada com a picanha do almoço, vi uma amiga postar no facebook que tinha acabado de ensinar ao filho de 2 anos a fazer um bolo. Aquilo renovou minha expectativa inicial, lembrando os porquês de ter iniciado o blog.
Fiquei morrendo de vontade de fazer aquele lanche gostoso que enche a casa de sabor antes mesmo de ficar pronto e aí fui estudar as receitas de bolo, chegando na página 828 e decidi experimentar essa cuca.
Ela está lá no forno enquanto escrevo (já lavei a louça e sequei o cabelo) e a casa realmente está perfumada.
Pude aprender a fazer aquelas benditas farofas de cuca que eu nunca tinha feito e achei facílimo!! O estranho é que vai tanta farinha na cobertura quanto na massa, mas vamos lá!
Massa: peneire 2 xícaras de farinha de trigo, meia de açúcar, duas colheres (chá) de fermento em pó e uma pitada de sal. Em separado, misture 1 ovo, 3/4 de xícara de leite e uma colher de essência de amêndoas (item que foi pra minha lista de compras na hora!) ou baunilha. Despeje uma sobre a outra e misture evitando bater a massa. Despeje na assadeira e espalhe com uma espátula. Eu ia colocar numa forma de bolo inglês, mas a receita diz: parecerá pouca massa, mas é o correto. Ok, forma retangular, então.
Cobertura: misture 1 xícara de açúcar mascavo, 2 xícaras de farinha de trigo (é um monte, mas tá certo, é isso ai mesmo), uma colher de canela em pó e junte 1 xícara de manteiga derretida. Misture bem com os dedos, fazendo ficar granulada, e cubra a massa.
Leve para assar em forno médio pré-aquecido por 25 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar completamente. salpique com bastante açúcar de confeiteiro (pra que?! já não tem açúcar que chega??)
E ficou bom!! Eu não sei o que vou fazer com tanta cuca em casa, acho que vou ter que levar pro trabalho amanhã... mas finalmente uma receita que deu certo. Assim, é bem sequinha, não é aquela cuca que parece um pão, alto e fofo, mas acho que essa é a minha memória colona falando.
A primeira foto é antes de ir ao forno e a segunda, já assada. Não chega a mudar muito, fica dourada só, mas não vai crescer. Essa versão americana é bem fininha e deve ficar uma delícia com um chá de maçã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário