quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Feliz Ano novo, para todos os povos e todos os sabores

A noite de ontem marcou para o povo judeu o início do ano de 5774.
Não sou de família judia e também pouco sei sobre a cultura, mas como nessa de me renovar, aposto sempre no simbolismo destas datas inicio/fim de ciclo e achei importante celebrar o Rosh Hashaná estudando um pouco e aprendendo algumas coisas novas. Aprendi que leite e seus derivados não se misturam com a carne e que as rodelas de cenoura simbolizam riqueza.
Meu jantar não foi uma mesa judaica, mas tentei absorver as informações do que fui lendo e entre as alternativas escolhi dois pratos pratos para testar:

Klop's de Carne
Ingredientes:
700g de carne moída
4 Ovos
1 pacote de Creme de Cebola
1 xícara de Farinha de Rosca
Tempero Verde picadinho
Sal a gosto
2 colheres de Azeite (até 0,5% de acidez)

Comecei por este porque era muito semelhante ao rocambole que meu sempre fazia, então eu já tinha uma certa ideia... na receita que encontrei na internet, a sugestão de recheio era usar 200g de Damasco, Champignon, Palmito ou Tomate Seco... eu usei cenoura ralada.
Como no bolo de carne ou no rocambole, é só misturar todos os ingredientes, menos o do recheio.
Depois, abra a mistura sobre plástico-filme e coloque o recheio no centro da receita e enrole com a ajuda do plástico. Feche como para rocambole. A maioria das receitas que vi usam ovo cozido como recheio.Eu sempre ouvi que o filme plástico podia ir ao forno mas morria de medo. Dessa vez ressolvi arriscar e, como tá comprovado na foto, depois de assado o plástico não estará derretido, e sim ressecado, podendo-se então retirá-lo com muita facilidade. Deu super-hiper-certo!!
Em outra panela, coloque água para ferver com sal e um ramo de folha de manjericão.
Para acompanhar, resolvi fazer os Vareniks, um prato bem tradicional e semelhante ao ravióli, porém o recheio é de batata inglesa com cebolinha na refogada.

Ingredientes:
Massa para Lasanha
Batata Inglesa
Cebolas picadinhas
Manteiga (margarina)
Sal a gosto
Manjericão
Azeite (até 0,5% de acidez)
Achei que não tinha nada de tradicional em usar massa pronta para lasanha, então fiz eu mesma a massa usando um ovo, uma colher de azeite e uma xícara de farinha de trigo - receita também obtida de outro site de culinária Kosher.
 
Preparo do recheio:
Cozinhe a batata com um pouco de sal, logo após escorra bem e amasse com um garfo.
Em uma frigideira, mandava derreter a margarina e adicionar as cebolas picadas, mas fiz com azeite de oliva (o que não sei se é aceitável na tradição). Deixe dourar e coloque a metade no purê de batata. Reserve a outra metade do molho de cebolas.

Montagem:
A massa é feita amassando bem os ingredientes, abrindo sobre a superfície enfarinhada o mais fininho que conseguire e cortando com a boca de um copo. Depois é só colocar os montinhos de recheio e fechar.
Agora coloque os vareniks na panela com água, que já deverá estar fervendo. Estarão prontos quando subirem a superfície, cuide, porque é muito rápido.
Depois de cozidos, aqueça novamente o restante da cebolinha e cubra os vareniks com este molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário