sábado, 9 de novembro de 2013

Bolinhos de amor

Ficar doente no final de semana, como tudo na vida, tem o lado bom e o lado ruim. Ter que sair de casa pra trabalhar no meio da gripe é péssimo, mas o sol brilhando lá fora e a gripe acabando contigo é pra matar...
Pior é ficar doente e ter que providenciar a própria comida, os remédios, o chá... Sorte que eu tinha um escondidinho pronto na geladeira e o almoço foi fácil!
Mas no meio da tarde deu vontade de fazer alguma coisa diferente e aí nada melhor do que amor pra curar qualquer coisa, né? Achei essa receita e tive que fazer toda a adaptação das medidas, pois no livro a receita é 5x a que fiz - muuuuito amor.
Sem querer diminuir o amor, mas pensando que se fosse demais (pode isso?) poderia ficar velho e ter que jogar fora - e isso definitivamente NÃO SE FAZ, usei as seguintes quantidades:
  • 200 gramas de farinha de trigo (usei 1 de farinha refinada e completei com integral)
  • 02 ovos
  • 100 gramas de açúcar (usei demerara)
  • 50 gramas de manteiga
  • meia colher de chá de fermento químico
É só misturar tudo, moldar, pincelar com uma gema e açúcar e levar para assar em forno moderado. Aqui, deixei uns 20 minutos em fogo médio.
Não precisa cortar com molde, como fiz. Achei que eles mereciam virar muitos corações, mas a massa é bem fácil de manusear e acredito que podem ser feitas bolinhas e dar aquela 'achatadinha' antes de levar pro forno, sabe?
Talvez por ter feito baixinho, os meus ficaram muito mais com textura de biscoito do que de bolinho, mas tudo bem. Como dá pra ver na foto, testei com corante colorido e funcionou super bem. Dá uma leve amolecida na massa, mas aqui estava um dia bem quente e pode ser que isso também tenha ajudado, amolecendo a manteiga, já que foram os últimos a serem cortados.

 
Amanhã já dá pra tomar café na cama, com muito amor! E dá pra distribuir também, rendeu uns 20 bolinhos/biscoitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário