domingo, 3 de fevereiro de 2013

Torta Americana de Maçãs


Depois do sucesso que foram as tortinhas de maçã, me senti segura pra encarar uma receita recheada de fantasia. Aquela torta com cara dos smurfs, do Zé Colméia... Torta de Maçã pra levar de sobremesa para o churrasco da galera!

O legal é que tenho 2 receitas pra compartilhar, porque primeiro é preciso fazer uma receita da Massa Básica para Tortas Doces, que é feita assim:

Colocar numa vasilha 2 xícaras de farinha de trigo (é bom misturar uma meia xícara de farinha branca, ajuda a dar liga, porque só a integral é muito seca), sapicar uma colher de chá de sal e juntar 2/3 de xícara de chá de gordura vegetal. Vá picando a gordura na farinha com uma faca até obter uma textura de farinha grossa. Com a ponta dos dedos e sem muita pressão, incorpore a gordura na farinha até obter uma textura de areia. Acrescente a água aos poucos até a massa estar ligada. Evite trabalhar a massa em excesso. Embrulhe num plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Depois abra a massa e coloque o recheio escolhido no meio. Para a Torta de Maçãs, a indicação é separar a massa em duas partes iguais e com uma forrar o refratário e com a outra cobrir, após o recheio.

Ingredientes:
- 5 maçãs lavadas, descascadas e raladas (eu usei duas grandes, laminadas no ralador);
- 1 colher (sopa) de suco de limão;
- 3/4 xícara (chá) de açúcar;
- 2 colheres (sopa) de maisena ou farinha de trigo (eu usei maisena);
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- alguns pedacinhos de manteiga gelada;
- 1 pitada de noz-moscada

Modo de preparo:
Prepare a massa conforme a receita. Deixe descansar.
Divida a massa em duas partes e com uma delas forre uma assadeira redonda para tortas.
Em uma tigela, misture as maçãs  fatiadas com o suco de limão, o açúcar, a maisena, a canela e a noz-moscada.
Coloque o recheio sobre a massa e salpique com pedacinhos de manteiga.
Abra a metade da massa restante e cubra a torta. Aperte bem as bordas e faça alguns furos sobre a massa com um palito (para a saída do vapor). Olha que jeito fácil!:
disponível em: http://saldebolinha.com/2011/07/22/a-torta-de-maca-da-vovo-donalda/
Asse em forno moderado até que a massa esteja bem dourada. 

A luz branca da cozinha não ajudou muito nesta foto pra conferir a textura. Assada, fica bem crocante e servi com sorvete, ficou uma combinação ótima!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário