domingo, 30 de dezembro de 2012

Nhoque da Ilha

Passar o dia 29 com amigos e poder compartilhar o desejo de muita fartura (não só na mesa) é sempre uma alegria a parte. Mas neste mês foi ainda mais especial, pois já estava no Cassino envolvida com os preparativos para o Ano Novo e foi possível colocar em prática uma idéia que surgiu dos ricos diálogos com a amiga Jane Prado, do blog Château de Jane: molho de Jurupiga, um vinho fortificado tradicional da Ilha dos Marinheiros (dá uma olhadinha no Château que tem explicações bem melhores que a minha!)
Passamos várias semanas trocando e.mails e mensagens para chegar na receita que acompanhou nosso nhoque de batata e o mais legal foi poder compartilhar este momento com outras amigas que super se envolveram na produção!
Fiz exatamente como manda o livro, inclusive separando os ingredientes antes!

  
1 kg de batatas
300 g de farinha de trigo
1 ovo inteiro
50 g de queijo parmesão ralado
pitada de noz moscada
sal
1. Lave as batatas e coloque-as em água fervente. Ferva até que estejam macias. Escorra e passe por um espremedor de batatas. Coloque em um plano de trabalho e deixe esfriar, acrescente o ovo, a metade da farinha de trigo, o sal e a noz-moscada.
2. Polvilhe de farinha de trigo uma mesa ou um mármore, tome bocados de massa, enrole-os da grossura de um dedo, corte esses rolos em pedaços pequenos (os nhoques) e coloque-os em cima da mesa ou do mármore polvilhados com farinha de trigo.
3. Preparados todos os nhoques, leve-os a cozinhar em água fervente com sal. Quando subirem à tona, estão cozidos.
4. Retire os nhoques cozidos com a escumadeira e escorra-os bem.
5. Cozidos e escorridos todos os nhoques, arrume num prato uma camada deles, cubra com o molho de sua preferência e queijo ralado.

Enquanto as voluntárias cortavam os nhoques, parti pro molho, que fiz assim:
 
04 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sobremesa de farinha de trigo
03 xícaras de molho de carne
02 cálices de jurupiga
02 cebolas cortadas em anéis não muito finos
Leve ao fogo metade da manteiga. Quando derreter, vá polvilhando a farinha e misturando sempre pra não embolar, em fogo baixo. Vá acrescentando molho de carne aos poucos pra ir reduzindo e incorporando. Em outra panela, derreta o restante da manteiga e vá dourando a cebola até ficar num tom amarronzado, mas sem queimar. Junte esta mistura ao molho, incorporando bem e acrescente a jurupiga. É bom testar o sal antes de servir.
 Confesso que esse molho deve combinar melhor com carnes, mas o pessoal gostou bastante, tanto que dividimos os últimos sete nhoques!!
Agradecimento especial às fotos da Jane Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário